terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Contação de histórias

Contar histórias vai além do intelectual, envolve o espiritual e o afetivo. Por isso, boas histórias são contadas espontaneamente, a partir do que carregamos em nossa bagagem de cultura e de experiência de vida. A contação exige vontade de falar do que se sabe, de doar sabedoria e conhecimento, de passar adiante aquilo que se aprendeu.

As histórias são fundamentais na formação educacional da criança, principalmente na educação infantil. Isso exige que seja realizado um bom planejamento para a execução desta atividade, afinal este será um momento mágico em que a criança irá vivenciar e absorver algo que venha a identificar-se com ela naquele instante.

Ao contar histórias pensamos primeiramente em recreação, mas este gesto nos leva a outros caminhos. A contação esclarece o pensamento, estimula o interesse pela leitura, educa a atenção, desenvolve o gosto artístico e a linguagem, amplia o vocabulário, forma o caráter e proporciona a vivência do imaginário.

“É através da história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outra ética, outra ótica... É ficar sabendo História, Geografia, Filosofia, Política, Sociologia, sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula...” (ABRAMOVICH,1995, p. 17).

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