Muitas
pessoas vêem o estudo como algo complicado, difícil e até mesmo chato, criando
assim bloqueios como a falta de concentração. Algumas medidas podem auxiliar
para que o aprendizado se torne mais prazeroso; como o horário, o ambiente
escolhido e uma boa alimentação.
Para ajudar na criação de uma rotina e de hábitos capazes de melhorar o desempenho, destacamos algumas sugestões:
Primeiramente defina um horário do seu dia para se dedicar aos estudos, lembrando que não existe um que seja melhor, isso irá variar de pessoa para pessoa, e quem vai descobrir o mais apropriado é você. O ideal é fazer isso todos os dias, não deixar acumular conteúdo e não estudar apenas antes da avaliação. O tempo para cada dia também dependerá de você, leve em conta a sua dedicação. Uma dica é: A cada hora de estudo, faça um intervalo de 10 minutos.
O ambiente escolhido deve ser calmo, arejado, claro e de seu agrado. Não deve haver nenhum elemento que possa desviar a sua atenção, como televisão, computador ou telefone. Jamais estude deitado para não perder a concentração, e sim sentado e com a postura correta.
Os materiais que serão utilizados devem ser organizados próximos a você. Faça um planejamento de tudo que será trabalhado para não esquecer de nada.
È importante que esteja bem alimentado, pois a fome prejudica o raciocínio e o entendimento do conteúdo. Faça refeições antes e depois de iniciar as atividades.
Tente focar o máximo possível no conteúdo, mas a concentração tem um limite e quando ultrapassado é necessário parar, relaxar um pouco, para depois retomar, se for o caso.
Procure dormir no mínimo 8 horas por dia.
Pratique atividades físicas, pois um corpo saudável reflete em
uma
mente saudável.
Bom Estudo!
Juliana Nigro
Psicóloga
– Eccoprime Bilingual School