Por sermos uma escola cristã não comemoramos o Carnaval, entretanto temos consciência da importância de valorizar a nossa cultura. Durante a semana que antecede o Carnaval, os nossos alunos estão aprendendo sobre os ritmos de Pernambuco; suas origens, instrumentos e adereços.
Coco de roda
O coco é um ritmo que vem da divisa de Alagoas com Pernambuco. Coco significa cabeça, de onde vêm as músicas, de letras simples. Com influência africana e indígena é uma dança de roda acompanhada decantoria executada em pares, fileiras ou círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestino. Recebe várias nomenclaturas diferentes, como coco-de-roda, coco-de-embolada, coco-de-praia, coco-do-sertão, coco-de-umbigada, e ainda outros o nominam com o instrumento mais característico da região em que é desenvolvido, como coco-de-ganzá e coco de zambê.
Maracatu
Frevo
Entre os anos de 1910 e 1911 teve origem, em Recife, um ritmo carnavalesco bastante animado e que é famoso até hoje: o frevo. A palavra frevo vem de ferver, uma vez que, o estilo de dança faz parecer que abaixo dos pés das pessoas exista uma superfície com água fervendo. Pode-se afirmar que o frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval. Os músicos pensavam em dar ao povo mais animação nos folguedos. No decorrer do tempo, a música ganhou características próprias acompanhadas por um bailado inconfundível de passos soltos e acrobáticos.
Ciranda
A ciranda é uma dança típica das praias, em sua maioria daquelas situadas ao norte de Pernambuco, maisprecisamente em Itamaracá, pelas mulheres de pescadores que cantavam e dançavam esperando eles chegarem do mar. Caracteriza-se pela formação de uma grande roda, onde os integrantes dançam ao som de ritmo lento e repetido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário