quarta-feira, 16 de novembro de 2011

História para bebês


Como transformar simples palavras em histórias inesquecíveis para as crianças? Mais do que textos memoráveis, ao compartilhar narrativas, compartilhamos sentimentos. Mas não apenas isto...

“Ler em voz alta é uma das coisas mais importantes que os pais podem fazer para preparar a criança para ter sucesso na escola. Quanto mais palavras os pais usam quando falam com bebês de 8 meses, maior será seu vocabulário aos 4 anos de idade. Os livros contêm muitas palavras que não ocorrem na linguagem que falamos no dia a dia.” Fonte: Reach Out and Read – editado da “Cartilha Primeira Infância Primeiras Leituras”, desenvolvido pelo IAB.

A história estimula “desenvolvimento da atenção, da imaginação, da linguagem, de hábitos saudáveis; amplia o horizonte das idéias e do conhecimento”. (SMITH, Peggy Jo e RÊGO, Silvania Cristina B. A criança de 0 a 3: orientação para o Ensino. Rio de Janeiro: UFMBB, p.85)

A história desperta a alegria e o prazer de ler, compreender, interpretar a si próprio e à realidade é uma narrativa que se baseia num tipo de discurso calcado no imaginário de uma cultura. As fábulas, os contos, as lendas são organizados de acordo com o repertório de mitos produzidos por uma sociedade. Quando estas narrativas são lidas ou contadas a uma criança por um adulto, trilha-se um caminho para que estes mitos, tão importantes para a construção de sua identidade social e cultural, possam ser apresentados a ela.

Conta histórias é tudo de bom!