Como transformar simples palavras em histórias inesquecíveis para as crianças? Mais do que textos memoráveis, ao compartilhar narrativas, compartilhamos sentimentos. Mas não apenas isto...
“Ler em voz alta é uma das coisas mais importantes que os pais podem fazer para preparar a criança para ter sucesso na escola. Quanto mais palavras os pais usam quando falam com bebês de 8 meses, maior será seu vocabulário aos 4 anos de idade. Os livros contêm muitas palavras que não ocorrem na linguagem que falamos no dia a dia.” Fonte: Reach Out and Read – editado da “Cartilha Primeira Infância Primeiras Leituras”, desenvolvido pelo IAB.
A história estimula “desenvolvimento da atenção, da imaginação, da linguagem, de hábitos saudáveis; amplia o horizonte das idéias e do conhecimento”. (SMITH, Peggy Jo e RÊGO, Silvania Cristina B. A criança de 0 a 3: orientação para o Ensino. Rio de Janeiro: UFMBB, p.85)
A história desperta a alegria e o prazer de ler, compreender, interpretar a si próprio e à realidade é uma narrativa que se baseia num tipo de discurso calcado no imaginário de uma cultura. As fábulas, os contos, as lendas são organizados de acordo com o repertório de mitos produzidos por uma sociedade. Quando estas narrativas são lidas ou contadas a uma criança por um adulto, trilha-se um caminho para que estes mitos, tão importantes para a construção de sua identidade social e cultural, possam ser apresentados a ela.
Conta histórias é tudo de bom!