terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Estrutura Prime


A Eccoprime foi pensada, projetada e construída para ser um espaço de novas experiências e de desenvolvimento. Um lugar para

aprender, sim, mas, também, para brincar, interagir, correr. Um lugar para ser criança. Com 2,5 hectares, a escola está em uma vasta área verde, com plantações de pau- brasil, um açude e uma fazendinha.

Nossas salas de aulas são espaçosas, ventiladas e com iluminação natural. A Eccoprime conta, ainda, com uma biblioteca, área de esportes, laboratórios de ciências, matemática e robótica, sala de música, oficinas de reciclagem e teatro. Todos os espaços são adequados às diferentes faixas etárias, desenhados para estimular, aguçar os sentidos e fomentar o aprendizado e o raciocínio lógico.

Nossa proposta não poderia acontecer em outro lugar, senão em Aldeia - que

oferece o espaço verde e a oportunidade ímpar de estarmos tão próximos da natureza, aprendendo, com ela, sobre ela. Esta vivência é parte ativa e integrada do nosso projeto. Vamos educar as nossas crianças neste espaço, ensinando-as a amar e cuidar do lugar em que vivemos.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Cuidados com o Meio Ambiente


A Eccoprime tem um compromisso atemporal com o mundo, não apenas com as crianças. A escola aderiu a uma série de ações que garantem o bem-estar do meio ambiente – e, portanto, das próximas gerações. Entre elas estão o uso da energia solar e de purificadores de água de tripla filtragem; o aproveitamento de água da chuva; a reciclagem de óleo de cozinha para a produção de sabão ecológico; a coleta seletiva com o reaproveitamento de material reciclável durante as aulas e o recolhimento de pilhas e baterias usadas.

Mas, algumas medidas simples que também contribuem para um meio ambiente mais saudável, podem ser adotadas em nossos lares, entre elas, indicamos:

- Escovando os dentes - desligue a água enquanto faz a escovação;

- Lavando a louça - desligue a água enquanto ensaboa pratos, copos, talheres e panelas;

- Tomando banho - nada de banhos muito longos e quando estiver se ensaboando, desligue a torneira;

- Desligue as luzes - ao sair do seu quarto, sala ou cozinha, não deixe de apagar as luzes;

- Desligue aparelhos eletrônicos - não deixe a televisão, rádio ou computador ligado caso não esteja sendo utilizado;

- Ar condicionado - utilize com moderação;

- Coleta seletiva - tenha uma atitude bacana. Programe a coleta seletiva na sua casa. É muito fácil, basta separar os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

(Xadrez gigante - Eccoprime)


Os jogos de estratégia, pelo fato de terem uma velocidade própria, são ótimas ferramentas para o desenvolvimento da capacidade crítica de análise dos nossos próprios atos e da realidade que nos cerca, superando a fugacidade das experiências rápidas que se sucedem na vida contemporânea. A prática do xadrez permite que as crianças lidem melhor com os seus sentimentos de ansiedade, de raiva e de frustração. Quando ocorre a derrota, ela é racionalizada, e o desafio passa a ser vencer, de certa forma, a si mesmo, buscando a superação, no futuro.

Um bom aprendiz de xadrez também tem personalidade própria e aprende a tomar decisões consciente das suas consequências! Em geral, o jogo é uma necessidade básica da nossa constituição, um comportamento primário de nossa espécie humana (Schwarcz, 2004) e isto também revela a importância do suo de jogos de estratégia nas escolas.

O xadrez interfere na realidade do aluno de modo concreto. E isso ocorre não apenas com os alunos que apresentam ótimo rendimento, mas também com aqueles alunos com problemas de disciplina ou de aprendizagem, enfrentando desta maneira o fracasso escolar de forma efetiva (Marchesi, 2006).

Alguns livros no mercado editorial brasileiro têm como assunto o trabalho pedagógico com o jogo de xadrez na escola; podemos indicar: “O ensino de xadrez na escola” (Fontarnau, 2003), “Iniciação ao xadrez para crianças” (Girona, 2003) e “Xadrez na escola: uma abordagem didática para principiantes” (Rezende, 2002).

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Prime team

Audrey Baitelo Lourenzano (Pedagoga J2, J3, J4 e J5), formada em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo e em Letras pela Universidade Cruzeiro do Sul. Professora de Língua Portuguesa, com experiência na área da educação desde 1992. Atuou em renomadas instituições educacionais no Estado de São Paulo, inclusive em instituições de ensino bilíngues, durante 07 anos. Trabalhou também como organizadora de projetos educacionais nas áreas da Língua Portuguesa e Meio Ambiente.

Auristela Rocha (Pedagoga K3), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, recebeu prêmios pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 2009, por ter desenvolvido projetos de pesquisa de iniciação científica em educação. Atualmente é pós-graduanda em Gestão Educacional pela Universidade Católica de Pernambuco. Auristela tem experiência como facilitadora no processo de ensino e aprendizagem de alunos com dificuldade de aprendizagem, em instituições de referência.

Berta Biondi (Coordenadora Pedagógica), com formação acadêmica em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco, atua como diretora, coordenadora, treinadora e professora de escolas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II e cursos particulares de idiomas, assim como facilitadora de workshops de técnicas do ensino da língua Inglesa como segunda língua, com experiência no Brasil e no exterior.

Hericka Siqueira Santos (Inglês LK2) possui Mestrado em Educação pela Framingham State College e formação acadêmica em Letras pela UFPE. É especialista em ensino Montessoriano, pela MCI, na Inglaterra, e ensino de língua inglesa por Cambridge. Cursa pós-graduação em Coordenação Acadêmica na Faculdade Santa Fé - SAPIENS. Possui vasta experiência como professora da educação infantil e ensino fundamental em escolas internacionais e brasileiras, e em cursos particulares de idiomas. Autora de material didático voltado ao público infantil.

Janaína Santos (Pedagoga J1), graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (FFPNM), pós-graduada em Recursos Humanos (fase monográfica) e pós-graduanda em Linguística Aplicada, ambas pela mesma instituição. Atua como professora alfabetizadora há 09 anos em instituições particulares de ensino. Participou de diversos congressos e fóruns na área educacional.

Júlia Yusupova (Inglês J2, J3, J4 e J5), com formação acadêmica em Biologia e Química Aplicada pela Ryerson University of Toronto, Canadá, atua como professora de segunda até a quinta série do Ensino Fundamental I e II e cursos particulares de idiomas, com experiência no Brasil e no exterior.

Karina da Fonte (Inglês LK1), com formação acadêmica em Turismo pela Faculdade integrada do Recife e pós-graduação em educação infantil pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá. Atua como professora de escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, bem como em curso particular de idiomas. Com quatro anos de experiência em educação infantil no exterior, Atlanta-EUA, onde também participou de diversos treinamentos e atividades complementares.

Maria Juliana Sá (Artes) é graduada em Licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua como arte/educadora em exposições, bem como na produção artística e cultural. Participou como educadora em diversos projetos na área de Artes Plásticas e Cinema, dentre os quais o “Festival Internacional de Cinema Infantil” (FICI) – Etapa Recife, o projeto de formação de professores “Primeiro Olhar”, além de integrar a equipe de execução e elaboração de cartilhas do projeto “Cine-Educação”, promovido pelo MEC.

Marília Teixeira (Inglês K1 e K2), graduada em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em Metodologia da Tradução pela FAFIRE, com ênfase em tradução de livros e filmes infantis. É mestranda em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui certificações internacionais, experiência no exterior e leciona desde 2005.

Raquel Vasconcelos (Pedagoga K1 e K2), formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, tendo cursado dois semestres na Université Lumière Lyon 2, em Lyon na França. Tem experiência profissional na área de educação inclusiva, ensino infantil e fundamental em escolas do Recife. Atuou ainda em orientação particular, para crianças com dificuldade de aprendizagem, em Lyon.

Ricardo Lima (Educação Física) é licenciado em Educação Física pela ESEF-UPE e pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo e Direito do Consumidor. É atualmente professor substituto das disciplinas de Basquetebol I e II da UFPE e vice-presidente da Federação Pernambucana de Basketball. Tem longa experiência no ensino de diversas modalidades esportivas para crianças e adolescentes, em clubes e projetos sociais, além de ter realizado alguns torneios esportivos. Residiu em Washington, nos Estados Unidos e atua no ensino de inglês como língua estrangeira em grandes escolas particulares de idiomas, em Recife, desde 2002.

Roberta Siqueira (Pedagoga J2, J3, J4 e J5), com formação acadêmica em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós-graduação em Psicopedagogia pela Faculdade Frassinetti do Recife, atua como professora do ensino fundamental I, em escolas da rede privada. Possui cursos em diversas áreas, sendo os mais recentes na área de matemática, pelo Centro de Formação Escola da Vila-SP.

Rolseany Amália Silva Santos (Música) é licenciada em Música pela Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista nos cursos de verão da ABRAORFF (Associação Brasileira OrffSchuwerk) e da AssociaciónOrff-Espanã. Também foi bolsista no projeto de intercâmbio MusicAlive! (parceria entre A UFPE - Brasil e os WVU-EUA). Atua como professora de Iniciação Musical no Conservatório Pernambucano de Música e no Projeto “Mudando com a Música" (parceria entre o Consulado Alemão, Centro Cultural Brasil-Alemanha e Galpão dos Meninos e Meninas de Santo Amaro), atou em colégios e na UFPE.