terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Be Eccoprime: Recycle!

A Eccoprime pauta a suas ações e consumos focada na consciência de que precisamos cuidar do planeta, fazer a nossa parte, afinal, o lugar onde vivemos não é de propriedade nossa: ele nos foi confiado para que cuidemos dele

A escola adotou a uma série de medidas sustentáveis como o uso de energia solar; a reciclagem do óleo de cozinha para a produção de sabão ecológico; reaproveitamento da água da chuva, o recolhimento de pilhas e baterias usadas e a coleta seletiva com o reaproveitamento de material reciclável durante as aulas.

Em uma das aulas de reciclagem os alunos aprenderam as fazer potinhos de garrafa pet. Além de lindos e úteis, eles são sustentáveis!

Segue o passo a passo:

- Corte uma garrafa pet de 2 litros deixando-a com 16 cm de altura.

- Corte um retângulo de eva de 17 X 35,5 cm.

- Cole o retângulo ao redor na garrafa, já cortada, utilizando cola quente. Em seguida o eva deverá ser colado nas entradas entres os pés da garrafa, para dar o efeito dos pés dos bichinhos.

- Agora, use a criatividade, desenhe os bichinhos no eva, recorte e cole na garrafa.

Marília Correia
Gerente de Marketing

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

História para bebês


Como transformar simples palavras em histórias inesquecíveis para as crianças? Mais do que textos memoráveis, ao compartilhar narrativas, compartilhamos sentimentos. Mas não apenas isto...

“Ler em voz alta é uma das coisas mais importantes que os pais podem fazer para preparar a criança para ter sucesso na escola. Quanto mais palavras os pais usam quando falam com bebês de 8 meses, maior será seu vocabulário aos 4 anos de idade. Os livros contêm muitas palavras que não ocorrem na linguagem que falamos no dia a dia.” Fonte: Reach Out and Read – editado da “Cartilha Primeira Infância Primeiras Leituras”, desenvolvido pelo IAB.

A história estimula “desenvolvimento da atenção, da imaginação, da linguagem, de hábitos saudáveis; amplia o horizonte das idéias e do conhecimento”. (SMITH, Peggy Jo e RÊGO, Silvania Cristina B. A criança de 0 a 3: orientação para o Ensino. Rio de Janeiro: UFMBB, p.85)

A história desperta a alegria e o prazer de ler, compreender, interpretar a si próprio e à realidade é uma narrativa que se baseia num tipo de discurso calcado no imaginário de uma cultura. As fábulas, os contos, as lendas são organizados de acordo com o repertório de mitos produzidos por uma sociedade. Quando estas narrativas são lidas ou contadas a uma criança por um adulto, trilha-se um caminho para que estes mitos, tão importantes para a construção de sua identidade social e cultural, possam ser apresentados a ela.

Conta histórias é tudo de bom!





sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Professor!


Dia 15 de outubro é o dia do professor, personagem tão importante em diversas fases de nossas vidas. Na infância eles nos abrem o mundo das letras, das histórias, da imaginação; na adolescência, período do famoso vestibular, nos dão apoio e nos ajudam a escolher o que faremos, muitas vezes, pelo resto de nossas vidas; na faculdade, nos preparam para o futuro, tornando-nos verdadeiros profissionais e assim seguem com os que buscam especialização, pós-graduação... O que é certo é que eles estão sempre presentes, inclusive no momento em que fazem parte da vida de nossos pequenos e grandinhos também.

Não vamos perder a oportunidade de homenagear este profissional, amigo e educador tão importante!

PARABÉNS PROFESSOR! Nós da Eccoprime nos orgulhamos do nosso time!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Educação completa


Acreditamos que a interação entre as crianças e delas com meio ambiente são alguns dos alicerces necessários à construção de uma educação de qualidade. Por isso, além de uma proposta pedagógica inovadora, a Eccoprime preparou para seus alunos um ambiente diversificado, onde eles podem vivenciar situações-problema, experimentar soluções variadas, pesquisar novas possibilidades e desenvolver o raciocínio lógico com o auxílio da tecnologia.

Incentivamos o aluno a interagir com a realidade, tanto individualmente quanto em equipe, construindo e compartilhando seus conhecimentos.

Além de seguir o currículo nacional, a escola também proporciona aulas que enriquecem o conteúdo escolar e garantem uma educação completa como oficina de reciclagem, história da arte, natação, ética cristã, teatro, economia doméstica e música.

Pautar a Eccoprime em 4 pilares: Bilingüismo, Tecnologia, Sustentabilidade e Cristianismo visa garantir o alcance e o desenvolvimento do potencial máximo de nossos alunos.

Hoje, falar ao menos dois idiomas é fundamental para uma maior interação com o mundo e futuro ingresso no mercado de trabalho. O inglês é a língua de acesso à informação e uma ferramenta que permite a comunicação em qualquer parte do mundo. Se a criança é exposta a uma segunda língua desde os seus primeiros anos, o processo de aprendizado se torna mais fácil, lúdico e eficaz.

A tecnologia faz parte das nossas vidas desde cedo e as crianças têm uma habilidade natural para interagirem com ela. Aulas de informática não cabem mais, agora ela faz parte do dia-a-dia. A tecnologia deixa de ser um fim e passa a ser um meio de tornar o aprendizado mais prazeroso e completo. Entendemos que softwares educacionais associados a computadores, Ipads, Ipods e outras tecnologias podem ser grandes aliados no processo educacional.

Para a Eccoprime, cuidar do meio ambiente não é uma obrigação. Faz parte da nossa vivência, tornando-se um hábito. Convivemos, em 2,5 hectares, com a fauna e a flora, ensinando os nossos alunos a amarem, zelarem e respeitarem não só planeta como uns aos outros.

Português, matemática e todas as outras disciplinas curriculares são importantes na construção do saber. Mas, valores morais sólidos são fundamentais na formação do indivíduo. Ensinamos, através da bíblia, valores como respeito ao próximo, lealdade, fé e amor.

Salmos 37.10: “Ensina a criança no caminho que deve andar e quando crescer, jamais se desviará dele.”

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A hora de deixar a chupeta


Muito cedo os bebês começam a ter costume de chupar chupeta ou o polegar, posteriormente, a medida que o tempo passa e seu universo vai se ampliando, a criança foca sua atenção em outras coisas novas e vai abandonando o interesse pela sucção. Muitas crianças perdem o hábito por iniciativa própria. Outras, no entanto, continuam tão apegados a sua chupeta ou polegar como no primeiro dia. Esse comportamento pode se dar por vários motivos: a criança não tenha aceito bem o desmame; seja emocionalmente insegura; sinta ciúmes da chegada de um novo irmãozinho ou também tenha tanto prazer na sucção que não quer mais abandonar esse costume.

Ainda que seja desejável que a criança pare com esse hábito até mais ou menos os 2 anos e meio de idade, não pode ser feito drasticamente. È preferível agir com cautela e inteligência, fazendo o possível para distraí-la com outras coisas, sempre com habilidade e conseguindo pouco a pouco que a criança vá usando cada vez menos a chupeta, sem perceber, até o momento que deixe totalmente de precisar dela.

Juliana Nigro - Psicóloga da Eccoprime

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Inclusão

"Não pretendo elencar tipos de necessidades específicas, nem entrar no mérito de discutir o que é evidente; a inclusão já faz parte da sociedade no que diz respeito à dimensão política, tendo em vista as leis e outros documentos que vem regulamentando essa realidade, como é o caso da Lei de Diretrizes e Bases (1996) e da Declaração de Salamanca (1994).

Aqui, o propósito é refletir a respeito de como esse fato está sendo levado a se processar no comportamento das pessoas. Para tanto, o conceito de inclusão nos serve como bússola, procurando articular a correlação entre a compreensão desse conceito e sua configuração na prática.

Mas o que é incluir? É não colocar a diferença em questão. Não é ignorar que temos diferenças, porque todos nós temos. É perceber a diversidade como uma característica natural de cada um, em vez de fazer disso um parâmetro para definir o que é normal e anormal. Pressupõe estarmos em pé de igualdade uns com os outros. E da consciência dessa equidade derivam dois aspectos: desfazer alguns costumes e preparar o espaço físico adequando-o de maneira que todas as pessoas tenham acesso ao que a sociedade oferece e que nos é de direito: saúde, educação, transporte, trabalho, etc.

A educação inclusiva, por tanto, diz respeito à mudança de atitudes, e, neste sentido, me refiro a formas de pensar que não interagem com o presente, enraizadas em contextos históricos e ideológicos de outras épocas, e que se reflete na sociedade como um todo. Não é mais aceitável, hoje, por exemplo, confundir deficiência com impossibilidade. Isso é questionável. Ainda mais quando pensamos na tecnologia disponível.

Uma pessoa cega é capaz de atravessar, sozinha, um cruzamento? Sim. Vai depender da estrutura arquitetônica e não especificamente da deficiência: sinalizações táteis disponíveis no chão indicando sentidos e acessos, semáforos com dispositivos de áudio que indiquem a abertura e o fechamento destes, bem como o tempo para a travessia do pedestre, etc.

Assim também, a distância entre a cegueira e a possibilidade de aprendizado de um aluno cego, está na preparação do ambiente físico para recebê-lo, na qualificação do profissional, na metodologia e material didático utilizado para que o conhecimento chegue até ele.

Imagine um prédio de seis andares construído sem elevador. Quem vai preferir morar no sexto? Mesmo para uma pessoa que não tem deficiência, isso se torna inviável, até para um atleta, pois não envolve apenas subir e descer. Não faz sentido construir, atualmente, um edifício nestas condições, como não faz sentido a falta de acesso e oportunidade para todas as pessoas, isto é diretamente proporcional e independe de percentual. Tanto faz se as pessoas com deficiência representam 1% ou 10% da população. A estrutura precisa se adequar às especificidades das pessoas e não o contrário.

Esperar que o indivíduo se adéqüe as condições é um juízo que não procura incluir, além de ignorar o salto que a humanidade deu ao longo dos anos. Hoje, diante de uma sociedade globalizada, que passa constantemente por mudanças tecnológicas, científicas e ambientais, inserida num contexto dinâmico, a escola é também vista numa perspectiva política e social como sendo propulsora da cidadania e do desenvolvimento.

Neste sentido, o papel do educador é não apenas trazer para dentro da comunidade escolar o debate a este respeito, mas principalmente extrapolar os muros da escola levando esta formação a formar a ação, oferecendo, com isto, sustentação ao desenvolvimento de uma cultura de inclusão que considere a pessoa humana com deficiência em todas as suas potencialidades."

Texto adaptado da Monografia de Raquel Vasconcelos. Pedagoga e Professora da Eccoprime.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ética Cristã

Numa sociedade que exige todo nosso tempo para suprir as necessidades econômicas e sociais da família, nos falta tempo para avançarmos nas conquistas de valores para educação de nossos filhos. Na maioria das vezes delegamos esta tarefa para escola, que tem que cumprir todo seu programa acadêmico instruindo os alunos para alcançar o conhecimento e o saber.

Contudo, muitas vezes passa despercebido o valor de introduzir para o aluno, para os nossos filhos, a importância de Deus em suas vidas. O projeto “Vida Cristã” da ECCOPRIME através da disciplina de Ética Cristã vem resgatar estes valores imensuráveis para vida dos alunos.

Deus é tão importante nas nossas vidas como a água e o alimento que consumimos. É fonte inesgotável para o aprendizado do amor, compaixão, solidariedade, comunhão, mansidão, domínio próprio, entre outros valores. A criança que, na sua trajetória de vida, vivencia os ensinamentos dos valores cristãos, certamente se transformará em um adulto consciente do seu papel enquanto cidadão, filho e chefe de família. Onde suas atitudes estarão alicerçadas em valores éticos baseados nos exemplos Daquele que é o mestre dos mestres, Jesus.

Daí a importância de se introduzir os ensinamentos cristãos as crianças desde os primeiros anos de vida, pois o conhecimento da verdade irá nortear a formação do seu caráter e criar uma consciência justa, honesta, de amor ao próximo, valores esses que fazem parte da personalidade de Jesus. Que a propósito é nosso personagem principal.

Mesmo a disciplina Ética Cristã não sendo eletiva na grade curricular, tem como objetivo principal a formação do conhecimento fundamentado nas escrituras sagradas, pois trabalha a formação dos valores éticos cristãos numa visão tridimensional do futuro profissional, a saber: o conhecimento cognitivo, o conhecimento técnico e o compromisso ético cristão diante das decisões que serão tomadas na trajetória de vida.

Ética Cristã não menos importante do que outras disciplinas é parte na construção dos valores na vida dos alunos da ECCOPRIME, através de aulas dinâmicas onde a teoria é vivida na prática em situações do cotidiano.

André Arenas

Professor de Ética Cristã da Eccoprime Bilingual School

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Um pouco sobre a nossa estrutura Prime





Salas de aula

Nossas salas de aula são climatizadas, têm piso emborrachado e móveis ergonômicos. Cada aluno, desde o berçário ao fundamental, tem um locker. As salas do fundamental têm lousa interativa, e os alunos fazem uso de laptops individuais, permitindo aos educadores adotarem atitudes não diretivas, aumentando a capacidade criativa dos alunos, tendo em vista que estes passam a caminhar de acordo com sua capacidade de assimilação, escolhendo situações de aprendizagem não delimitadas pelo educador.

Mini auditório

Com acústica feita de material reciclado e mobiliário com padrão internacional, o espaço foi projetado para que os nossos alunos sintam-se confortáveis para aprender. As poltronas convidativas e o grande telão permitem aos educadores projetarem vídeos e utilizarem o palco como recursos para a explanação de suas disciplinas.

Sala do soninho

Espaço construído especialmente para os nossos alunos de 06 meses a 03 anos. O teto projetando o céu, o ambiente climatizado e a decoração em branco e azul transmitem harmonia e acalmam os bebês. As camas são em formato de carrinhos, o banheiro é ergonomicamente elaborado e o piso é emborrachado e com proteção contra fungos e bactérias. Brinquedos educativos e que estimulam o desenvolvimento são utilizados na sala que conta ainda com uma técnica de enfermagem em horário integral.

Biblioteca

Com casinha na árvore e escorregador com piscina de bolinhas a biblioteca da Eccoprime conquistou os nossos alunos. Seus livros são divididos em Inglês e Português e classificados de acordo com a faixa etária. Momentos de leitura, contações de histórias e oficinas de poesia são freqüentemente desenvolvidos no espaço eu não pára de ganhar novos livros.